Blog /Comunicação, Estratégia

Por que ter um planejamento estratégico de comunicação?

07/02/2017 às 11:37

“Ou você tem uma estratégia ou é parte da estratégia de alguém”. A afirmação de Alvin Toffler não é nova, mas se aplica perfeitamente ao mundo conectado dos negócios de hoje, no qual a concorrência tem sido cada vez mais acirrada e sofisticada.

Nesse sentido, a falta de um planejamento estratégico de comunicação pode resultar em diminuição da percepção de valor da marca, perda de posição de mercado, redução da margem de lucro e até mesmo o fechamento da empresa. Ou seja, fazer ações de comunicação sem um planejamento estratégico geralmente resulta em perda de tempo e dinheiro.

Então, antes de pensar em qualquer ação que se relacione com a comunicação de uma empresa, é fundamental ter uma estratégia bem definida de curto e longo prazo. Para isso, é preciso analisar as forças e as fraquezas, as ameaças e as oportunidades da marca e seus produtos/serviços no mercado onde estão inseridos. Em seguida, projetar onde se quer chegar e determinar os objetivos pretendidos são os primeiros passo para se realizar as ações concretas de comunicação, sejam institucionais ou promocionais.

Compartilhe:

FacebookLinkedInTwitterWhatsApp

...